Bolachas de aveia deliciosas e perfeitas? Oh, sim.

Demorou mas conseguimos. Depois de meses a experimentar receitas que envolviam farinhas como a de amêndoa ou de coco (não se metam nisso), xaropes de agave e mel (bolachinhas moles), receitas sem ovos (não resultou), tropeçámos na mãe de todas as receitas de bolachas que os miúdos podem comer à vontade e os pais também, nomeadamente mães grávidas com apetites para doces mas que não podem (ou não querem) engordar muito. Um sonho.

Não engordam, não têm óleo de palma, logo, são amigas do ambiente, não têm farinha de trigo por isso deixa as consciências tranquilas (daqui a uns anos voltaremos a fazer as pazes com o trigo, certo?), nem açúcar de cana. Poderíamos dizer que são a perfeição, caso isso existisse.

 

Fazem-se rapidamente e até têm margem para juntar uns ingredientes extra: uma raspa de laranja ou limão aqui, um sumo de maçã acolá. À exceção do óleo de coco, todos os ingredientes são baratos. Podem fazê-las mais finas, para uma sensação mais estaladiça (porém, nunca ficam estaladiças como as bolachas que levam açúcar de cana) ou mais altas, para uma experiência mais fofa.

Todas as medidas estão em chávenas (cups) pelo que podem usar uma chávena de chá, por exemplo, para medir tudo. Porém, nos supermercados ou lojas com artigos de cozinha, há uns medidores com estas medidas exatas. Vamos a isso?

Ingredientes (biológicos, se possível):

1 chávena +1/3 de farinha de aveia

2 chávenas de flocos de aveia

3/4 chávena de açúcar de coco

1/2 chávena de óleo de coco derretido

1 colheres de chá de fermento em pó

1 colher de chá de canela

Meia colher de chá de sal

2 ovos

3/4 chávena de pepitas de chocolate com 70% cacau (à venda nas casas a granel)

1/2 chávena de bebida vegetal (ou sumo de maçã, porque não?)

Raspa de laranja ou limão (opcional)

Como fazer:

Pré aqueçam o forno a 180º e preparem dois tabuleiros forrados com papel vegetal.

Numa taça juntem a farinha de aveia, os flocos, o açúcar de coco, o fermento, a canela e o sal. Noutra taça batam os 2 ovos, juntem o óleo de coco derretido e a bebida vegetal. Juntem o líquido ao resto, mexam bem, e deitem as pepitas de chocolate.

Com a ajuda de uma colher (e talvez de uma espátula de borracha) façam bolas achatadas com a massa, em cima do papel vegetal, até a massa acabar, e levem ao forno durante 20 minutos, mais coisa menos coisa. A ideia é ficar mole no centro e tostada nas pontas. Deixem arrefecer e comam todas de uma vez. Ou então guardem num frasco bem fechado.

Autor

Escreva um comentário