Texto: Rita

Quando estou em casa com a minha filha e o silêncio impera há muitos minutos seguidos – e não sei em que divisão da casa ela se encontra – faço como Hansel e Gretel e sigo os papelinhos recortados pelo corredor. Desde que consegue pegar numa tesoura o cenário repete-se — é capaz de cortar quilómetros de papel, sem exagero.  E quando tento recolher as partículas que vai deixando pelos cantos ela responde-me: “Não, esses são grãos de milho para as galinhas”, “Não ponhas isso no lixo, são rodelas de tomate paras as pizzas” e cria assim um planeta imaginário. E muito lixo pela casa, isso é óbvio.

Na infância, picotar e recortar eram das coisas mais divertidas da pré-escola e escola primária. Lembram-se da adrenalina de conseguir usar uma tesoura pela primeira vez? E se tivessem oportunidade de  voltar a fazer recortes juntamente com os miúdos e acompanhados por uma artista?

 

A ilustradora Margarida Girão é a pessoa que devem procurar. Os workshops desta visual artist são normalmente dedicados aos graúdos, mas no próximo dia 14 de Abril haverá a oportunidade de o fazer com os miúdos. Chama-se “Cola Cola Família” é um evento de colagem criativa que funcionará em duplas (um progenitor e um filho no mínimo com 6 anos) e acontece no atelier Pando, em Lisboa.

Não precisam de levar nada: lá será fornecido um kit de colagem com tudo o que necessitam para fazer as obras de arte. A Margarida disse-nos que a única coisa mesmo necessária é boa disposição e, caso queiram fazer uma coisa especial, fotocópias de fotografias de família para depois recortar.

Este formato de workshop familiar surgiu depois de alguns pedidos  e normalmente a proposta da artista (com as famílias) é fazerem um retrato com colagens. Não é preciso experiência absolutamente nenhuma.

 

 

O resultado é na maioria das vezes surpreendente. Basta visitar o site da ilustradora Margarida Girão para ver o que se consegue fazer nos seus workshops com pedacinhos de papel. É como se tivéssemos super-poderes para criar outros universos. E não o sendo, podemos tornar-nos artistas em menos de 3 horas (e levar os miúdos atrás).

P.S: Estejam atentas, se não conseguirem ir no dia 14 de Abril haverá oportunidade também dia 12 de Maio.

Onde: Atelier Pando, Rua Particular à Manuel Soares Guedes, 7B, Lisboa
Quando: 14 de abril e 12 de maio.
Preço: 40€ o par (adulto + criança)
Como: enviar email para vouaprendercolagem@gmail.com

Autor

Escreva um comentário