A vida de um bebé já é suficientemente aborrecida para que, quando finalmente podem provar o que de melhor o mundo tem — comida — tenham de levar com um triste puré de maçã ou pêra cozida, de abóbora sem sal ou cenoura sempre igual. Pobres pequenos seres. É por isso que as primeiras vezes sejam um festival de choro e cuspidelas carregadas de papa. Bem feito para nós.

No desespero, entregamo-nos às papas instantâneas cheias de açúcar só para que o bebé coma alguma coisa com gosto. É o chamado miminho que, pela saúde deles, é dispensável.

“Alimentação Natural para Bebés”, um livro com 200 receitas incríveis dos 4 meses aos 4 anos (Casa das Letras 19,90€), da blogger e mãe preocupada Michele Olivier, veio ao mundo para mudar isso. São papas originais e saborosas, algumas com especiarias que as tornam em receitas para toda a família.

Do livro, que acompanha com a alimentação original e saudável o crescimento dos miúdos, escolhemos três receitas bem boas. Sim, pode fazer a mais e comer ao lanche lá no trabalho. Tenha só cuidado para não levar a versão com leite materno ou em pó. É capaz de ser desagradável.

1- Puré de abacate e leite de coco:

Ingredientes:

•1 quarto de abacate, descascado e descaroçado

• 1 colher de sopa de leite de coco

Esmague o abacate com um garfo em cima de uma tábua de cortar limpa. Regue com o leite de coco e misture até obter uma pasta suave e cremosa. Sirva de imediato para um melhor resultado. Se congelar ou guardar para mais tarde, junte 1 quarto de colher de chá de sumo de limão ou de lima, mexa e congele de imediato (o puré mantém-se durante algumas horas e depois começa a ficar castanho).

Ou

Puré de abacate, ananás e banana

Coloque 1 quarto de abacate, descascado e descaroçado, juntamente com ½ banana descascada e 35 g de pedaços de ananás fresco, num liquidificador ou robô de cozinha e triture num creme suave. Sirva de imediato para obter os melhores resultados.”

2- Puré de batata doce com caril

Ingredientes:

• batatas-doces médias, descascadas e cortadas

• 1 colher de chá de caril suave em pó

• 240 ml de caldo de galinha ou de legumes sem sal ou pouco, água de cozedura a vapor, leite materno ou fórmula para lactentes.

Leve uma caçarola média com cerca de 5 cm de água a ferver em lume médio. Coloque as batatas-doces no cesto para cozer a vapor sobre a água a ferver. Tape e coza até conseguir picar facilmente a batata com um garfo. Deixe arrefecer ligeiramente.

Transfira as batatas-doces para um liquidificador ou robô de cozinha e junte o caril em pó e o líquido da cozedura. Triture até ficar cremoso, adicionando mais líquido em doses de 60 ml, se for necessário.

Ou

Puré de batata doce, pêra e tomilho

Faça o puré seguindo a receita principal (em cima), omitindo o caril em pó e adicionando 2 pêras descaroçadas e picadas (descascar é opcional) e 1 colher de chá de tomilho fresco, picado, ao cesto para cozer a vapor. Tape, coza, deixe arrefecer e triture conforme indicado.”

3- Puré de beterraba com hortelã

Ingredientes:

• 5 beterrabas descascadas e picadas

• 4 folhas de hortelã, finamente picadas

• 240 ml de água da cozedura, leite materno ou fórmula para lactentes

Leve uma caçarola média com cerca de 5 cm de água a ferver em lume médio até a água começar a ferver. Coloque a beterraba num cesto para cozer a vapor sobre a água. Tape e coza durante 15-20 minutos ou até estar tenra. Deixe arrefecer. Reserve a água da cozedura.

Transfira a beterraba para um liquidificador ou robô de cozinha e adicione as folhas de hortelã e o líquido. Triture até obter um creme suave, acrescentando mais líquido em doses de 60 ml, se for necessário.”

Ou

Puré de beterraba, morango, cravinho e iogurte

Faça o puré, seguindo a receita em cima, omitindo a hortelã e cozendo durante 15 minutos. Adicione 300 g de morangos e coza durante mais 5 minutos. Deixe arrefecer ligeiramente, reservando a água de cozedura. Coloque tudo no liquidificador, com meia colher de chá de cominhos em pó, e reduza a puré. Envolva 1 colher de sopa de iogurte natural a cada 60 g de puré mesmo antes de servir.”

4 – Smoothie de framboesa e beterraba com iogurte (a partir dos 3, 4 anos)

Ingredientes:

• 250 g de framboesas congeladas • 1 banana, fresca ou congelada, descascada • 1 beterraba pequena, descascada, picada ou ralada

• 2 colheres de sopa de mel

• 105 ml de iogurte grego natural

• 480 ml de leite ou bebida vegetal sem açúcar à escolha

• 1 mão-cheia de gelo, opcional, ver nota na página 99

Deite todos os ingredientes num liquidificador pela ordem em cima e triture durante 1 minuto ou até estar cremoso. Deite num copo e sirva.

 

Autor

Escreva um comentário