Toda a gente está familiarizada com este tipo de análise científica da personalidade, correcto? Mas já experimentaram fazer a dos vossos filhos? Nunca, pois não? Então vamos convidá-las/los a esse erudito exercício. Repassemos o zodíaco a pente fino:

Texto: Amãestrólica
Ilustração: Rita

Aquário: Frescos e leves como a água, estes miúdos são alegres e bons de levar. Excepto quando metem alguma coisa na cabeça, aí está tudo estragadinho e não há feitiço que nos acuda. Teimosos que nem gado caprino, o melhor é não dar muita importância às alturas em que se viram do avesso – o melhor é concentrarem-se nas coisas boas. São curiosos e adoram experiências novas. Ou não. É conforme dormiram.
Principal característica: birras.

Peixes: as esponjas do zodíaco infantil. Topam tudo, por isso esqueçam aquela ideia de falar sobre eles com terceiros enquanto eles brincam ao lado com legos. Eles estão ligados. O humor matinal e as explosões emocionais podem ser questões delicadas, nada de abusar. Como são ultra-sensíveis os pais têm que estar sempre atentos para não pisarem a linha. Isto pode ser esgotante para uma mãe galinha (descontrai amiga). Dizem sempre maravilhas deste signo mas por experiência própria, acreditem, podem ser um osso duro de roer. Porque vivem no mundo da imaginação há alta possibilidade de estas crianças vos imaginarem continuamente com cabeça de dinossauro ou unicórnio.
Principal característica: birras (do tipo dramático).
Carneiro: são kamikazes na verdadeira acepção da palavra. E impulsivos. Se o seu filho faz voos picados entre o escorrega e o baloiço em andamento e cai repetidamente de sítios, ele é um carneiro. Como são ingénuos e curiosos repetem estas coisas até à exaustão e após a infância as mães destes acrobatas podem tirar um curso de enfermeiras com uma perna às costas. São bem intencionados na hora de começar a arrumar o quarto mas se pensam que algum dia eles vão terminar, podem tirar o cavalinho da chuva. A arrumação pode durar a vida toda. T. O. D. A. Aliás, não há muito tempo a perder com algo tão desinteressante como arrumação, há coisas bem mais interessantes para explorar. Em todo o lado.
Principal característica: birras.
Touro: obstinados que nem uma porta. Mas isso toda a gente com um mínimo de conhecimento em signos sabe. O que a maioria das pessoas normalmente se esquece é que quem está tramada é a mãe, porque tudo demora o triplo do tempo a negociar. Pensem bem antes de mudar uma vírgula na rotina, porque isso pode ser uma tarefa hercúlea, a qual vocês bem dispensam. Como os taurinos são auto-confiantes e fortes nas convicções, estas crianças vão insistir até à última. Até porque também são pacientes e não se importam de esperar que mudem de opinião. Boa sorte. Dica para ultrapassar crises: um belo lanchinho pode fazer milagres.
Principal característica: birras (e teimosia, vá. E amuos.)
Gémeos: já os gémeos são o oposto, não gostam de monotonia e são mais inconstantes por isso. Se tiverem dois filhos, um gémeos e um touro, boa sorte. Tudo é movimento à volta destes petizes, por isso a vida vai ser uma espécie de carrossel: energia vezes dois, cansaço vezes dois. Como são muito curiosos a idade dos porquês deve ser particularmente intensa para os ouvidos dos pais. Cuidado com o que deixa à mão pela casa, estes putos são daqueles que tanto experimentam fazer scones como construir petardos.
Principal característica: birras.
Caranguejo: a julgar pelo tamanho das pinças os caranguejos devem ser aqueles que levam mais tempo a largar a saia da mãe. Para alegria de alguns e desespero de outros. É claro que o lugar preferido destes miúdos vai ser sempre a praia, por isso mantenham um saco com toalhas, balde e pá preparado e junto à porta todo o ano. Pode ser a salvação da família em dias mais sensíveis, que vão ser alguns. Só alguns. (O drama, o horror. Estou a brincar.) Não esquecem um sermão, por isso um dia mais tarde contem com uma tabela de excel com todos os sermões apontados e respectivos efeitos colaterais.
Principal característica: birras.
Leão: estas pestinhas têm de ser o centro de todas as atenções à força, por isso esqueçam aquela ideia romântica de ler um livro enquanto eles fazem um puzzle — vão ter que estar sempre prontos para as demandas de sua majestade, o rei da selva — um copo de água, um guardanapo, chichi, cócó. Chatos. Uma vez que são mais vaidosos que os outros miúdos, ter vários espelhos pela casa pode ser uma boa maneira de os manter ocupados em vez de tentarem mandar em todos os elementos da família. De resto, uns porreiros.
Principal característica: birras.
Virgem: um bocadinho mais de timidez não significa que não existam desafios em casa. Apesar de um bocadinho inseguros estão sempre prontos na hora de criticar o vizinho do lado (cuidado com o que diz do vizinho). Mais um conselho: é melhor não mexer muito nas tralhas que eles organizaram. A sério. Dica final: se cortar as sandes sempre em triângulo e a vossa casa tiver uma arrumação metódica estes pequenos andam mais bem dispostos, contudo são implacáveis na hora de desculpar quem ouse atentar contra o seu perfecionismo e razão.
Principal característica: birras.
Balança: estes filhos são aqueles que nos fazem atrasar (mais). Na hora de decidirem qual é a roupa que querem levar para a escola, simplesmente não vai acontecer. O mesmo acontece quando decidem se lavam os dentes com pasta de framboesa ou mentol e se levam os ténis ou as botas. Chega uma altura em que já conseguimos ouvir o tic-tac dos ponteiros. Depois dizem “ah, o meu leite está cheio de natas.” Pudera.
Principal característica: birras.
Escorpião: Estes pequenos não dão grandes abébias. É muito simples, estão-se a borrifar se nós concordamos ou não. Como têm a mania dos detectives tenham cuidado com o que fica pelas gavetas, secretamente os escorpiõezinhos sabem sempre os segredos das outras pessoas (e fingem que não sabem nada). Em contrapartida as coisas deles estão bem escondidas, por isso se encontrarem coisas esquisitas em sítios inusitados não se espantem. São intensos, podem contar com boas doses de neura e esqueçam aquela história de voltar atrás nas decisões.
Principal característica: neura.
Sagitário: Festa! Aventura! O dia não vai acabaaaar! Iuhu! Perceberam a ideia? Os pais destes tipos têm de estar bem preparados. Mental e fisicamente. Comece a fazer Crossfit ou alguma coisa assim mais completinha. Também é necessária boa preparação mental e confiança, a sinceridade é daquelas acutilantes por isso, se estiverem um bocadinho mais transpiradas que o normal vocês vão saber na hora.
Principal característica: birras.
Capricórnio: é bastante responsável, por isso se os pais forem do tipo “muito descontraído” a criança vai sofrer da primeira vez que deixarem a chave dentro de casa. Da segunda vez vai ter a preocupação de a agarrar antes que fechem a porta. Se os pais forem do tipo atrasado, preparem-se, vai doer, porque estes meninos são perfeccionistas e não vão ter dó na hora de picar os vossos miolos por chegarem 5 minutos atrasados à natação. A hipótese de estalar uma birra no balneário é de 20 em 20. Se os tratarem de forma muito adulta eles transformam-se no vosso avô.
Principal característica: birras.
Agora que já leram isto tudo, já sabem: os ascendentes, ambiente envolvente e experiências pessoais têm grande influência na vida das pessoas portanto, baralhem e voltem a dar.
Para ajudar à história, isto foi escrito mas eu não percebo nada de signos nem de crianças. Se levarem o assunto a sério e estiverem a pensar fazer uma carta astral ao mais novo não se fiem em mim.